Qualidade de Vida

07.11.2014 - Aniversário do bem

Jovens criam plataforma digital para arrecadar doações

Renata Pessoa

Em seu aniversário de 25 anos, Thiago Crucciti pensou que, na verdade, não precisava ganhar presente algum. Em vez disso, gostaria de ajudar pessoas que realmente careciam de algo. Foi então que surgiu a ideia de criar uma plataforma digital para ajudar na arrecadação de doações para Organizações Não-Governamentais.

Com a ajuda de um amigo programador, o jovem criou o Máquina do Bem, uma startup cujo objetivo é gerar uma nova cultura de doação e ver pessoas com mais prazer em doar do que em comprar. O primeiro projeto dos sócios é o Aniversário do Bem, um portal para que aniversariantes destinem seus presentes, em forma de dinheiro para diferentes causas.

Com o contato do ex-jogador de futebol Cafú, os amigos promoveram em junho de 2014 o primeiro evento da página e conseguiram angariar mais de R$ 4 mil, destinados à Fundação Cafú.

Em agosto, esse número chegou a 24 pessoas e em setembro, 54. Com causas que envolvem educação, justiça social, sustentabilidade e saúde, a Aniversário do Bem já arrecadou e distribuiu mais de R$ 60 mil, em menos de um ano de funcionamento.

“Nosso sonho está em transformar ideias em ferramentas que potencializem o engajamento de pessoas para fazer o bem. Acreditamos que o povo brasileiro é muito generoso. O que falta são novas formas para ajudarmos os outros.”, afirma Crucciti.

Para o próximo ano, os jovens querem aprimorar a plataforma existente, se preparando para lançá-la em outros países. Em paralelo, eles trabalham em mais duas plataformas, também voltadas à disseminação da boa ação pelo país.

Compartilhe
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar
Veja também

Abilio Diniz
m.uol.com.br