Qualidade de Vida

18.07.2014 - Dia do Amigo

5 filmes sobre o poder transformador da amizade

Renata Pessoa

Ter amigos, por si só, já é um bom motivo de celebração. A relação de amizade pode ser tão importante na vida das pessoas que até ganhou uma data comemorativa: 20 de julho. Para comemorar esse dia de forma especial, selecionamos cinco filmes que retratam o poder transformador de uma amizade.

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption - 1994): em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que não cometeu: o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, onde conhece Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos. Ao longo do tempo, a amizade dos dois se fortalece de forma a tornar menos duras as suas penas.

O Caçador de Pipas (The Kite Runner - 2007): baseado no livro homônimo de Khaled Hosseini, o filme conta a história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão dos anos 1970. Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre. Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado.

Sempre ao seu lado (Hachiko: A Dog’s Story - 2009): provando que o cachorro é o melhor amigo do homem, este filme, baseado em uma história real, retrata a lealdade de Hachi, um cão da raça Akita, para com seu dono. No filme, Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker diariamente até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor volta do trabalho. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.

Up - Altas aventuras (Up - 2009): sozinho no mundo e ameaçado de perder sua casa, Carl Fredricksen (Edward Asner) conhece o pequeno Russel, um escoteiro de oito anos que, com sua ingenuidade e encantadora forma de ver o mundo consegue aflorar no ranzinza senhor Fredricksen os mais nobres e esquecidos sentimentos. Juntos, eles embarcam na maior aventura de suas vidas e aprendem os valores e a importância de uma verdadeira amizade.
 
Intocáveis (Intouchables - 2011): baseado em fatos reais, o filme narra a história de amizade entre Philippe (François Cluzet), um aristocrata parisiense que após sofrer um grave acidente fica tetraplégico, e Driss (Omar Sy), rapaz contratado para ser cuidador do milionário. Problemático e sem experiência em cuidar de pessoas com necessidades especiais, Driss desenvolve um senso de responsabilidade e amadurecimento como nunca havia experimentado, enquanto Philippe é incentivado a viver situações e aventuras que julgava impossíveis após o acidente, se deixando levar pela vitalidade e ousadia do extrovertido assistente.

Compartilhe
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar
Veja também

Abilio Diniz
m.uol.com.br