Qualidade de Vida

10.10.2014 - Nossa Senhora Aparecida

Conheça a história da padroeira do Brasil

Em 12 de outubro, o Brasil celebra o dia de sua padroeira: Nossa Senhora Aparecida. Feriado Nacional desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica de Aparecida - SP, a data é vivenciada por seus devotos com momentos de reflexão e também de gratidão.

De acordo com relatos, em outubro de 1717, após um dia pouco produtivo de pesca, três pescadores da vila de Guaratinguetá, na antiga Capitania de São Vicente, recolheram em suas redes uma pequena imagem sem cabeça. Jogando a rede novamente, conseguiram resgatar o que restava da estatueta. Após embrulharem as duas peças cuidadosamente, eles decidiram jogar a rede uma última vez. E então recolheram muitos peixes.

Colada e colocada num altar da família em agradecimento ao milagre dos peixes, a imagem de Nossa Senhora “Aparecida” era procurada por outros moradores da Vila sempre que queriam pedir algo ou pagar uma promessa. Até que em 1745, a imagem foi levada ao altar de uma igreja construída no alto do Morro dos Coqueiros, conhecida hoje como Basílica Velha. Ali, continuou a atrair fiéis, entre eles, a princesa Isabel, que em 1888, deixou-lhe a coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis que cobre a cabeça da santa até hoje.

Com a fama e o crescimento do número de fiéis que a buscavam, a santa ganhou notoriedade e em 1930, o papa Pio XI a declarou padroeira do Brasil. A partir daí, a Basílica Velha ficou pequena para tantos visitantes e frequentadores e precisou dar lugar a um novo templo: a atual Catedral-Basílica de Aparecida, que recebe cerca de 700 mil visitantes por mês.

Compartilhe
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar
Veja também

Abilio Diniz
m.uol.com.br