Qualidade de Vida

14.11.2014 - Rotina a favor

Veja os benefícios de desenvolver hábitos para o dia a dia

Renata Pessoa

Algumas pessoas veem a rotina como algo monótono e negativo. Mas, muitas vezes, estabelecer hábitos e funções para o dia a dia pode render bons frutos. Basta saber usá-los a seu favor.

De acordo com o psicólogo e clínico cognitivo comportamental Reginaldo do Carmo Aguiar, manter uma rotina organizada ajuda no enfrentamento dos desafios e alcance das metas; na realização de tarefas; no aumento da responsabilidade; cumprimento dos horários; no controle de determinadas emoções aversivas, entre outros benefícios.

“A rotina é necessária à medida que a pessoa desenvolva repertórios ou habilidades de autocontrole (disciplina, organização e responsabilidade) e de autoconfiança (senso de competência e melhora no desempenho) e não produza mal estar físico, cognitivo, social e emocional”, afirma o especialista.

Para ele, a rotina envolve seguir determinadas normas e, para ser usada a favor, não pode haver excessos. “Estas normas precisam ser ajustadas de acordo com as disposições físicas, cognitivas e emocionais do indivíduo para não produzir efeitos indesejáveis. Estabelecendo regras adequadas, flexíveis e saudáveis as pessoas podem viver com uma autoestima saudável”, diz.
 
Caso queira ver a rotina com outros olhos e começar a usá-la a seu favor, o psicólogo indica filmes como: O Lenhador (Nicole Kassell, de 2004); A Noiva Síria, (Eran Riklis, de 2004); Um Guerreiro Solitário (Asif Kapadia, de 2001); A Marcha dos Pinguins (Luc Jacquet, de 2005); Desafio no Ártico (Charles Martin Smith, de 2003); Quando um Homem ama uma Mulher (Luis Mandoki, de 1994); Primavera, verão, outono, inverno... e primavera, (Kim Ki-duk, de 2003) e A voz do Coração, (Christophe Barratier, de 2004).

Compartilhe
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar
Veja também

Abilio Diniz
m.uol.com.br