Qualidade de Vida

13.10.2011 - Remédio para mente

Exercícios aumentam a resistência do cérebro

A sua mente anda cansada? Então, o melhor remédio pode ser um pouco de atividade física. Embora os cientistas já conhecessem os benefícios dos exercícios para o cérebro, uma pesquisa da Universidade da Carolina do Sul (EUA) comprova, agora, de que forma eles atuam na saúde mental do ser humano.

Segundo o bioquímico e autor do estudo Mark Davis, a atividade física não aumenta apenas o número de mitocôndrias – responsável pela geração de energia – nas células musculares, como também eleva de forma muito parecida a quantidade de mitocôndrias presentes no cérebro. “Esse aumento torna o cérebro mais resistente à fadiga o que impacta positivamente a mente”, afirma. Ainda de acordo com o estudo, esse crescimento numérico pode ser o responsável por muitos dos efeitos positivos dos exercícios físicos, como o aumento da força e da resistência.

Os pesquisadores acreditam ainda que o crescimento no número de mitocôndrias do cérebro pode ter implicações clínicas para alguns transtornos mentais. Nesse contexto, os exercícios físicos podem tanto servir como um tratamento potencial para transtornos psiquiátricos, doenças genéticas e doenças neurodegenerativas, como também para aliviar as tensões do dia-a-dia, proporcionando maior resistência mental.

Fonte: University of South Carolina 

Se você gostou do texto, leia também:

Vida Ativa
http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/vida-ativa.htm

Exercícios criativos
http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/exercicios-criativos.htm

Menos remédio
http://abiliodiniz.uol.com.br/qualidade-de-vida/mais-exercicio-e-menos-remedio.htm

Compartilhe
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar
Veja também

Abilio Diniz
m.uol.com.br