Qualidade de Vida

18.08.2014 - Aumentando a distância

Prepare-se para seus primeiros 10km

Renata Pessoa

O que começou com uma caminhada e um trote leve levou você à sua primeira corrida de rua de 5km. Mas, e agora? Aos poucos a distância já não fica tão difícil de ser percorrida e você já conclui as provas e treinos com conforto. Para manter-se motivado e submeter o seu corpo a novos estímulos, você precisa de um novo desafio: chegou a hora dos primeiros 10km.

Ao se dispor a percorrer uma distância maior, o atleta precisa tomar alguns cuidados. “O aumento de volume dos treinos requer atenção com o fortalecimento muscular e da flexibilidade e alguns atletas negligenciam isso”, afirma o treinador Lucas Janes, da assessoria de corrida Run & Fun. A consequência, fatalmente será uma lesão.

Para que isso não ocorra, é essencial conciliar os treinos de corrida com sessões de musculação e alongamentos, afirma o especialista. Além disso, a alimentação adequada é um importante aliado do desempenho. Se você pretende uma melhor performance, o acompanhamento de um nutricionista pode ajudar.

Elencamos algumas medidas simples, mas que podem contribuir para a obtenção da meta:

Estabeleça um objetivo: isso ajuda você a desenvolver um plano a ser cumprido. Caso não tenha como entrar em uma assessoria ou contratar um treinador, faça uso de aplicativos já disponíveis e de planilhas de sites especializados.

Hidrate-se: acostume-se a correr e beber água ao mesmo tempo. Apesar de não ser nada difícil, a falta de prática pode prejudicar seu rendimento no decorrer da prova.

Seja paciente: um erro comum de alguns atletas é subestimar o esforço dos treinamentos e querer aumentar o volume de forma rápida. Esta ansiedade pode ser muito prejudicial. Deixe que seu corpo e articulação se acostumem com os novos estímulos e evolua natural e gradualmente.

Pense positivo: em alguns momentos a corrida pode se tornar dolorosa se o psicológico não ajudar. Em vez de dar ouvidos aos pensamentos que desencorajam, pense em coisas boas, em concluir bem o percurso. Ouvir uma boa música pode ajudar.

Aprenda com os erros: se em sua primeira prova você respirou mal, sentiu dores ou caminhou, não desanime. Tente ver onde errou e corrija nos treinos para a próxima prova. Não se compare com os outros. Seu desempenho só depende de você.

Aproveite: enquanto muitas pessoas estão no sofá, você está correndo e isso já é um bom motivo para se orgulhar. Não importa se você andou por algum trecho – muitas pessoas fazem isso, ou se cansou. Você está fazendo algo muito especial para você e sua saúde.

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Abilio Diniz
m.uol.com.br