Qualidade de Vida

21.07.2014 - Sem desculpas

Veja dicas para se exercitar no inverno

Renata Pessoa

Manter a atividade física em dia durante o inverno pode ser um grande desafio até para os atletas mais assíduos. Para muitos, fica difícil manter a motivação e, principalmente, enfrentar o frio quando o lugar mais aconchegante na hora dos exercícios é a cama. Mas nossa saúde e os bons resultados dependem de um programa consistente durante todo o ano.

Não podemos esquecer que é a redução dos estímulos físicos durante o inverno nos faz gastar menos calorias com atividades físicas, diminuindo o ritmo de nosso metabolismo. Para completar, é também neste período que tendemos a consumir alimentos mais calóricos, resultando em aumento de peso.

De acordo com o diretor técnico da rede de academias Bodytech, Dudu Netto, nossa aptidão cardiorrespiratória pode diminuir em 20% dentro de três a oito semanas, caso os níveis de atividade física sejam interrompidos. Para afastar de vez a preguiça e vencer o frio, confira as dicas do diretor:
  
 
1 - Escolha do Ambiente: se, nos dias mais quentes, as atividades ao ar livre são mais apreciadas, durante o inverno o ideal é se exercitar em locais fechados, principalmente quando as temperaturas são muito extremas. Se você prefere atividades outdoor, escolha o horário de sol mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor dos raios estimule seus músculos ao exercício físico;
 
2 - Preparação para o Exercício: nesta época do ano, uma atenção redobrada deve ser dada ao aquecimento, devendo ser mais demorado, com o objetivo de preparar melhor nosso organismo e assim evitarmos possíveis lesões.
 
3 – Proteção: a maior preocupação para o exercício no frio é a hipotermia (perda de calor excessiva). Verifique as condições de temperatura e do vento antes de ir para um ambiente externo e use roupas adequadas para o clima, que ofereçam também o conforto.
 
4 – Hidratação: apesar de suar menos no inverno, o organismo necessita ser hidratado antes, durante e após os exercícios; A desidratação afeta a habilidade do corpo para regular o calor do corpo e aumenta o risco de esfriamento. 
 
5 - Exercício Ideal: Indicar tipos de exercícios especificamente para ser realizado no inverno, é muito difícil, pois cada pessoa possui preferência por uma determinada atividade. O ideal é que, independente da atividade escolhida, a pessoa se exercite regularmente. Natação, caminhada, corrida, futebol, entre outros esportes, são ótimas opções. Para os ambientes fechados, atividades feitas em grupo possuem um forte aliado e muito importante para espantar a preguiça: a grande motivação. Neste caso, as aulas de ciclismo indoor e as modalidades de dança podem ser boas opções que além de proporcionarem excelente gasto energético, aprimoram o condicionamento aeróbio. 
 
 

Compartilhe
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar
Veja também

Abilio Diniz
m.uol.com.br