Qualidade de Vida

14.07.2014 - Jejum não

Veja por que e como se alimentar a cada 3 horas

Renata Pessoa

Uma das piores ilusões na alimentação, principalmente quando a pessoa deseja emagrecer, é passar longos períodos em jejum. Muitos acreditam que deixar de almoçar ou jantar, ou ainda fazer apenas três refeições ao dia ajuda na perda de peso. E isso é um erro.

Veja, então, o que o hábito de se alimentar a cada 3 horas é capaz de fazer pelo bem do seu organismo:

1 – Aumenta a capacidade metabólica: cada vez que você ingere um alimento, seu organismo terá de gastar energia para digeri-lo.

2 – Reduz o armazenamento de gordura: ao ficar muito tempo sem comer, seu organismo desencadeia um mecanismo de defesa, provocando o armazenamento de gordura. Comer a cada três horas evita o gatilho deste mecanismo.

3 – Impede ataques de fome e escolhas erradas: é natural ficar com muita fome após um longo período sem comer. Quando isso acontece, as pessoas acabam comendo em maiores quantidades e, muitas vezes, escolhem alimentos pouco saudáveis, como doces ou comidas com muita gordura.

4 – Melhora a utilização dos nutrientes por parte do organismo: ao nos alimentar regularmente, geramos um fluxo constante de nutrientes em doses menores no nosso organismo. Já o contrário, quando fazemos apenas três refeições ao dia, nosso corpo ganha mais nutrientes do que o necessário, o que acaba sendo armazenado em forma de gordura.

Com tantos benefícios, evitar longos períodos de jejum é fundamental para manter a boa saúde. Mas se a correria do dia-a-dia torna esse hábito difícil para você, que tal se programar e levar para o trabalho alguns lanches? Neste caso, veja algumas opções práticas e saudáveis.

1 – Frutas: banana, pera e maçã são algumas sugestões por não darem trabalho de descascar, não provocarem cheiro forte no ambiente (como a tangerina, ou a goiaba) e são facilmente encontradas em qualquer época do ano. Ricas em fibras, potássio e vitaminas do complexo B, essas frutas promovem a sensação de saciedade, evitando assim que você fique com fome ao longo do dia.

2 – Iogurte: saboroso, o iogurte ajuda a fortalecer a imunidade e a regular o intestino, pois auxilia na recomposição das bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. Além disso, por ser derivado do leite, ele é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Experimente acrescentar uma colher de mel e aveia, ou granola, para matar a fome.

3 – Sanduíche natural: com pão integral e frios leves como mussarela de búfala, queijo branco e peito de peru, o lanche oferece boas quantidades de fibras, carboidrato e proteínas para dar energia à tarde. Ele pode ser preparado em casa e levado na bolsa envolto em papel alumínio. Combine com suco natural ou um chá gelado. Se optar por suco de caixinha, dê preferência para os integrais, sem conservantes e com açúcares naturais.

4 – Mix de castanhas, amêndoas e nozes: fácil de encontrar em empórios e supermercados, as chamadas oleaginosas garantem um coração mais forte, combatem o envelhecimento precoce a até contribuem, se consumidas com moderação, para a perda de peso.
 

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Abilio Diniz
m.uol.com.br