Qualidade de Vida

14.07.2014 - Jejum não

Veja por que e como se alimentar a cada 3 horas

Renata Pessoa

Um dos enganos mais comuns na alimentação, principalmente quando a pessoa deseja emagrecer, é passar longos períodos em jejum. Muitos acreditam que deixar de almoçar ou jantar, ou fazer apenas três refeições ao dia ajuda na perda de peso. E isso é um erro.

Veja, então, o que o hábito de se alimentar a cada 3 horas é capaz de fazer pelo bem do seu organismo:

1 – Aumenta a capacidade metabólica: cada vez que você ingere um alimento, seu organismo terá de gastar energia para o digerir.

2 – Diminui o armazenamento de gordura: ao ficar muito tempo sem comer, seu organismo desencadeia um mecanismo de sobrevivência, provocando o armazenamento de gordura. Comer de 3 em 3 horas evita este mecanismo.

3 – Impede ataques de fome e escolhas erradas: é natural ficar com muita fome após um longo período sem comer. Quando isso acontece, as pessoas acabam comendo em maiores quantidades e, muitas vezes, alimentos menos saudáveis. Portanto, o que muitas vezes acontece é que elas acabam comendo doces ou comidas com muita gordura.

4 – Melhora a utilização dos nutrientes por parte do organismo: Ao nos alimentar constantemente, geramos um fluxo constante de nutrientes em doses menores no nosso organismo. Já o contrário, quando fazemos apenas 3 refeições ao dia, nosso corpo ganha mais nutrientes do que o necessário, o que acaba sendo armazenado em forma de gordura.

Com tantos benefícios, evitar os longos períodos de jejum é fundamental para manter a boa saúde. Mas se a correria da rotina tornar esse hábito difícil para você, que tal se programar e levar para o trabalho uma bolsinha térmica com alguns lanches? Neste caso, veja algumas opções, que podem ser levadas com praticidade e que proporcionam benefícios à sua saúde:

1 – Frutas: Banana, pera e maçã são algumas sugestões por não darem trabalho de descascar, não provocam cheiro forte no ambiente (como a tangerina, ou a goiaba), são facilmente encontradas em qualquer época do ano. Ricas em fibras, potássio e vitaminas do complexo B, essas frutas promovem a sensação de saciedade, evitando que você fique com fome ao longo do dia.

2 – Iogurte: além de saboroso, o iogurte ajuda a fortalecer a imunidade e a regular o intestino, pois ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. Além disso, por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Experimente acrescentar uma colher de mel e aveia, ou granola, para matar a fome.

3 – Sanduíche natural: com pão integral e frios leves como mussarela de búfala, queijo branco e peito de peru, o lanche pode ser preparado em casa e levado na bolsa envolto de papel laminado, oferecendo boas quantidades de fibras, carboidrato e proteínas para dar energia à tarde. Combine com suco natural, ou um chá gelado. Se optar por suco de caixinha, dê preferência para os do tipo integrais, sem conservantes e com açúcares naturais.

4 – Mix de castanhas, amêndoas e nozes: fácil de encontrar em empórios e supermercados, as chamadas oleaginosas garantem um coração mais protegido, combatem o envelhecimento precoce a até contribuem para a perda de peso.

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Abilio Diniz
m.uol.com.br